Livro Piero Della Francesa ou As Vizinhas Chilenas

A intenção do autor Gerardo Mello Mourão é prender o leitor em sua obra pela curiosidade em saber cada vez mais sobre a história. É claro que este livro não deixaria de ser destaque em nossa vasta literatura brasileira, pois através de sua memoria, imaginação e linguagem, se torna impossível passar despercebido pelos amantes de uma boa leitura.

Por diversas vezes no decorrer do livro, o  leitor se questionara se tal passagem seria uma imaginação, uma fantasia ou se realmente seria uma historia vivenciada e contada. E esse é um dos diferenciais do autor, confundir o leitor para que isso o prenda.

Nesses casos em que é difícil fazer a diferenciação, muitos foram escritos no período de sua romaria em alguns países da América, e por conta dessa viagem, vivenciou muitas coisas e também conheceu diversas pessoas. Isso fez com que a historia se tornasse mais completa e com muito mais detalhes.

Dessa forma, há muitos personagens que tiveram sua origem nessas viagens, há nomes nesta obra, de pessoas reais, que Gerardo realmente conheceu.

No transcorrer do livro o próprio autor esclarece para os leitores, que ele próprio não sabe dizer com toda certeza se Abigaíl Gonçalves se matou, ou se Helena Vial continua andando na garupa da motocicleta de Miguel Eyquem. São detalhes de sua própria historia, mas duvidas das quais nem mesmo ele sabe ou consegue esclarecer á nós, leitores.

Em outra passagem do livro, também é difícil fazer a distinção entre realidade e imaginação. No fabuloso relato do Coronel paraguaio, ou na outra, que é a aventura lawrenciana de Rosa Maria Bandeira. São dois momentos em que provavelmente o leitor terá diversas duvidas quanto a veracidade da historia. Porem, segundo o autor, fantasia e realidade seriam uma mesma coisa.

O autor não se sente confortável se comparado com as idealizações de “O Herege”, muito menos com as do padre de “O Ópio do Povo”. Ao mesmo tempo que é compassivo com os dois, está também em desarmonia com ambos.

Essas são as únicas observações que ele nos deixa e nos destaca, e pede para que não seja esquecido por nós, para que nossa leitura seja marcante e inesquecível.


Autor: Gerardo Mello Mourão
Editora: GR Dorea
Número edição: 1
Páginas: 181
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 14x21

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Piero Della Francesa ou As Vizinhas Chilenas

  • Produtos por marca GR DOREA
  • Modelo: Piero
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 29,90
  • R$ 19,90